A sua marca é a porta de entrada do seu negócio, é o símbolo em imagem ou nome pelo qual a sua empresa é reconhecida e lembrada. Foi criada com cuidado e detalhes que passassem a mensagem certa do seu negócio. Já pensou de um dia para o outro ser obrigado a não utilizar mais a sua marca? Pois é… isso pode acontecer caso você ainda não tenha o registro da sua marca.
O registro de marca é um título concedido pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que garante o direito de uso exclusivo da marca em todo território brasileiro. Só com esse registro a marca é considerada sua legalmente.
Mas eu tenho CNPJ e nele está registrado o nome da minha marca, isso não a protege? Não! O CNPJ garante somente o nome empresarial no estado de inscrição. Não protege o nome e a marca do seu negócio e também não garante exclusividade e outros benefícios que só o registro traz.
É de suma importância entender que a sua marca é um patrimônio intangível, um bem do seu negócio. Possui valor financeiro, já que pode ser vendida, e agrega valor financeiro ao seu empreendimento. Além disso, somente com o registro você poderá licenciar o uso da sua marca ou franquear o seu negócio.
O registro também é uma proteção legal contra o uso indevido da sua marca, ou seja, ninguém mais poderá ter uma marca igual a sua no seu ramo de atuação ou similar que possa causar confusão.
São motivos de sobra para garantir o registro da sua marca. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!
Outra coisa, o registro feito por um profissional que entende do assunto faz toda a diferença! É um processo cheio de detalhes e pode ainda haver recursos ou indeferimentos. Por isso, procure alguém que entenda do assunto!
Quer saber um pouquinho mais? Acesse nossa página sobre Registro de Marca: https://garciaeferreiraadvogadas.com.br/registro-de-marca/